Arquivo do blog

01 outubro 2011

Estol com motor e sem motor.

    Cheguei cedo no aeroclube e a secretaria ainda estava fechada! Dei uma olhada no pátio e tudo normal, apenas o citation estacionado. Fui lanchar enquanto isso, terminei e retornei para secretaria e estavam chegando o pessoal, estavam abrindo os portões ainda. Fui no armário dei uma olhada na minha pasta lembrei das recomendacões do do instrutor do ultimo voo. Então quando fui saindo da sala e o Barcellos estava chegando e já foi me cumprimentando e lembrando do meu primeiro voo com ele, já foi falando! Vamos voar. E ai eu respondi vamos sim!!! Assinei o livro de operacões do aeroclube e já fui com o instrutor para o pátio fazer a inspecão externa no avião. Cheguei lá fiz toda inspecão e enquanto isso o Barcellos esperava ao lado do KBU. Terminei e disse: Tá pronto! Ai ele já foi subindo no avião e eu também, vamos lá para o procedimento de acionamento e taxi. Lembrando que dessa vez decolei da 29' devido ao vento está calmo e estava operando a 29 no momento.
    Fiz o acionamento taxiei até o ponto de espera. Lembrando que o costume de sempre decolar da 11, fez eu querer virar a direita, para ir para 11 durante o taxi, quando comecei a virar lembrei que seria a 29 e já desfiz a manobra e seguir para a 29. Cheguei lá fiz todo cheque de motor, alinhei e iniciei a corrida de decolagem. Subir mantendo o eixo da pista até 3.800 pés, curvei a esquerda e aproei o setor SUL de luziânia. Sobrevoando alguns pastos das fazendas que tem no setor SUL, o Barcellos não aguentou ver aquilo! E não deu outra! Ele reduziu a potência e disse: Segue como pouso de emergência, pane. Ai eu só pensei, beleza vamos nessa! Foi aproximando do chão, ele disse: Arremete, ai não deu outra enchir a mão na manete de potência do KBU, Subimos nivelamos e ele foi pedindo para que eu fizesse varias manobras e depois fomos fazer o tal do estol com motor e sem motor. Só para quem não conhece, estol é quando o ângulo de ataque do avião é tão grande que a asa não produz mais sustentacão, e com isso o avião comeca a vibrar as asas e perder altitude rapidamente. No caso a gente faz até determinada altitude de seguranca e retoma o voo normal. Se deixarmos por longo tempo, não conseguimos recuperar e vamos parar no chão. A forma de recuperar é baixando o nariz e aplicando potência. Lembrando também que temos no painel da aeronave uma luz indicadora quando entramos em estol. Depois iniciei o voo planado. Executei tudo certinho, ele disse: Aproa luziânia, eu aproei cheguei próximo ao aerodrómo, comecei o circuito de trafégo para pouso na 29'. Nessa missão eu tinha que fazer 3 pousos, ou seja 2 toques e arremetidas e um pouso final. Executei todos eles, no final passei um pouquinho da taxiway central, e ai o Barcellos disse: Tá comigo. Ele fez um backtrack muito rápido e falou para eu continuar fazendo o taxi. Cheguei no pátio estacionei em frente ao hangar, porque teria que lavar o parabrisa do avão devido estar muito sujo de insetos. Então fiz o corte e o abandono da aeronave e seguir com o instrutor para a sala de debriefing, ele preencheu a ficha e o diário de bordo do avião e ai fui liberado.
    Só lembrando que o barcellos foi o meu primeiro instrutor no aeroclube de Brasília e no mais o voo foi muito bom e cada voo que faco, vejo ganho mais habilidade com o avião.
    Nessa sexta feira dia 30/09/2011 ocorreu um fenômeno raro de se ver e que estudamos ele em meteorologia e por sinal é muito bonito chamado "HALO".
     "Halo" é a reflexão de cristais de uma nuvem chamada Cirrostratus na luz do sol. Isso significa que uma frente está se aproximando e com muito tempo sem chover por aqui, pode ser chuva!

  Esse voo ocorreu no dia 24/09/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário