Arquivo do blog

13 agosto 2011

O inicio real da vida de piloto de avião.


  Olá pessoal tudo bem? Já tem um tempo que não posto nada mas eu estava esperando a hora certa, que é essa hoje!!! Coloquei meu macacão de voo e fui fazer a PS1 no PP-KBU. Vou explicar como foi. Cheguei no aeroclube esperei outro aluno terminar seu voo e logo após ele ser liberado, me apresentei para o instrutor, fiz o briefing e ele e me explicou tudo que ia acontecer na missão, enquanto isso o avião era abastecido. Logo depois do briefing fomos até o KBU no pátio em frente a bomba de combustível, iniciei a inspecão externa, verifiquei toda a estrutura da aeronave, drenei uma pequena quantidade de AVGAS (gasolina de aviacão) em cada dreno e chequei o nivel de óleo e concluimos o check externo. Fui para dentro do cock-pit, ajustei o cinto e o banco e fui para o check interno e acionamento como consta no checklist. Logo após todo o procedimento o instrutor pediu para eu dar uma volta no pátio para eu aprender a taxiar então fui eu dar uma volta no pátio e tudo ok, ai ele pediu para eu taxiar ate o ponto de espera da cabeceira 11. Chegamos lá fizemos todo o check de motor alinhei o avião na pista e enchi a mão na manete de potência do KBU e vi o motor roncar bonito Rsrsrs. subimos até 4.300 mantendo o eixo da pista e iniciamos uma curva a direita aproando o setor SUL do aerodrómo que é a área de instrucão em Luziânia. Certamente comecou a instrucão no ar, fazer curvas de 90, 180 e 360 graus sempre executando com a visualizacão de um ponto de referência na solo, e aprendi também como fazer curvas coordenadas, voo planado e logo depois regresamos ao aeroclube, fizemos todo o circuito de tráfego padrão e fomos para o pouso, pousamos tranquilo livramos na taxiway central e taxiamos até em frente o hangar do aeroclube ai iniciei o corte do motor, lembrando que o instrutor foi o Barcellos acho que o nome dele se escreve assim mais o importante que ele é um ótimo instrutor gostei. Dando continuidade o que eu estava falando eu e ele fomos até a sala de briefing e debriefing no meu caso fazer o debriefing, que sempre fazemos depois do pouso. O Barcellos preencheu a minha ficha e me falou sobre a PS2 ai ele me ensinou a preencher o diário de bordo do KBU muito simples nada de complicacão. E no mais gostei muito do voo e não vejo a hora de dia 27 está lá novamente voando. Era para eu voar junto com o Jean, ele no KBP e eu no KBU, inclusive ele ia até comigo ao aeroclube e iarmos voar na mesma hora porém ligaram para o Jean hoje de manhã desmarcando o voo dele, pois o KBP estava com problema, ai o Jean acabou não indo. Já combinei com ele de dia 27 a gente voar no mesmo horário. Certamente o que não deu para fazer hoje.

Ai vai o checklist para quem não conhece!

3 comentários:

  1. Parabéns Vinycius pelo primeiro voo, é uma pena que não tenha dado pra "dividir" o espaço aéreo contigo, é isso ai, ta no começo da jornada, continue e NUNCA desista, abraço!!

    ResponderExcluir
  2. Valeu jean. Também e uma pena não ter dividido o espaço aéreo com você, mas ainda vamos ter essa oportunidade. Abraço comando e bons voos.

    ResponderExcluir
  3. É isso aí, agora é só memorizar os padrões e dominar o zarapinha! Já já você tá pousando até de ré.

    Abraço!

    ResponderExcluir